Assessoria de imprensa e marketing digital para saude

A Importância do Marketing Digital e da Assessoria de Imprensa para Negócios em Saúde

Você sabia que uma boa presença digital (leia-se aparecer nos primeiros resultados do Google) pode mudar os rumos de um negócio na área de saúde?

Hoje em dia, com cada vez mais gente conectada, um bom posicionamento em ferramentas de busca online pode ser uma das formas mais eficazes de se atrair pacientes. E não apenas no Google! Aparecer com destaque e de forma positiva em locais estratégicos da internet é cada vez mais importante.

Não é pra menos… Pesquisas indicam que mais de 60% das pessoas buscam por sintomas e tratamentos na internet antes de consultar um médico. Se o resultado dessas buscas levarem ao site de uma clínica, hospital ou profissional da saúde, este ganhará visibilidade e credibilidade perante seus públicos-alvo.

Mas como um médico pode se
destacar na internet?

O papel do Marketing Digital

Ao formular a estratégia de marketing digital, a principal preocupação da equipe deve ser em desenvolver conteúdos interessantes para a área de atuação do cliente.

Muita gente cria conteúdo na internet, mas grande parte desses textos, imagens e vídeos apenas repete o que já foi publicado antes, ou não tem real utilidade para o público que se quer atingir. Por isso, é cada vez mais importante criar conteúdos interessantes, criativos e curiosos, ou seja, conteúdos tão bons que, por si só, ganharão visibilidade e destaque.

conteudo interessante e novo para assessoria de imprensa e marketing digital em saude

“O mais importante é criar conteúdos que se destaquem pela qualidade. Imagens e textos diferenciados, novos, que intriguem as pessoas a ponto de elas quererem saber mais e se tornar seguidores realmente interessados.”, explica Guilherme de Almeida, da equipe de conteúdo da Dona Comunicação.

Mas não apenas em conteúdos geniais se baseia o Marketing Digital. Existem diversas técnicas e estratégias fundamentais para que esse conteúdo seja visto – entre elas estão as técnicas de SEO, ferramentas como o Google Ads, o Facebook Ads, e estratégias para desenvolvimento de mailings e e-mail marketing, entre outras.

Todos esses recursos, quando manuseados de forma criativa e bem estruturada, garantem mais visibilidade qualificada ao conteúdo, o que faz com que o cliente fique em evidência no meio digital perante o público que deseja atingir.

Mas ainda resta um entrave – como o profissional de saúde consegue disputar visibilidade com os grandes portais que aparecem nas primeiras colocações do Google?

A importância da Assessoria de Imprensa

Para grande parte das buscas no Google, existem sites e portais já garantidos nas primeiras colocações. Quer ver?

Se jogarmos “sintomas da Dengue” no Google, os primeiros resultados serão: sites do governo, sites de grandes empresas farmacêuticas e portais já estabelecidos como referência no segmento. Esses sites também serão os primeiros para diversas outras pesquisas.

Para um profissional que quer começar a investir em marketing digital, é muito difícil competir com esses portais que têm grande autoridade, ou seja, há muitos anos fazem um trabalho intenso para garantir aquelas posições.

networking em assessoria de imprensa e marketing digital

Estabelecer conexões entre o cliente e os jornalistas: o famoso networking.

É nesse momento que um bom trabalho de assessoria de imprensa pode fazer a diferença e trabalhar lado a lado com o planejamento de marketing digital. Como já explicamos por aqui, o assessor de imprensa trabalha em parceria com os jornalistas dos veículos de comunicação, oferecendo pautas e fontes interessantes para suas matérias.

Portanto, ao invés de disputar diretamente as primeiras colocações com os grandes portais, a assessoria de imprensa consegue espaços para que o cliente esteja em matérias nesses portais e também se beneficie da visibilidade e da relevância construídas por eles.

“O mais importante em assessoria é conseguir visibilidade para os clientes com participações em matérias e reportagens de grandes portais”, conta Pedro Henrique Sant’Anna, diretor do núcleo de assessoria de imprensa da Dona Comunicação. “Para isso, mantemos um relacionamento próximo com os jornalistas e produtores de conteúdo”.

O resultado do trabalho duro: combinar assessoria e marketing digital

Esse trabalho integrado de comunicação trará resultados significativos no médio-longo prazo. Algumas aparições aqui, outras matérias em veículos de grande credibilidade ali, e, quando se vê, as redes sociais e o site estão recebendo o contato do público com dúvidas sobre saúde, ou seja, abre-se um canal de relacionamento com diversos pacientes em potencial. Afinal, foi construída uma sólida presença na mídia e na web, o que transmite uma imagem de confiabilidade e competência para o profissional ou a empresa de saúde.

Na hora em que o paciente precisar escolher um profissional para cuidar da saúde de sua família, este médico ou marca será lembrada com mais facilidade e sairá na frente dos demais na disputa por pacientes.

1 responder
  1. felipe
    felipe says:

Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!