painel brasileiro mudanças climáticas geografia clima assessoria de imprensaPainel Brasileiro de Mudanças Climáticas

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) é um organismo científico criado em 2009 pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente para reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os impactos relevantes das mudanças climáticas no Brasil.

Desde sua criação, o PBMC foi elaborado no mesmo modelo do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas.

Nos últimos três anos, o PBMC vem reunindo esforços de 345 pesquisadores de todo o país, das mais diferentes áreas, para elaborar o primeiro Relatório de Avaliação nacional (RAN1) do organismo. Trata-se de um documento contendo o estado da arte sobre alterações climáticas, as causas, vulnerabilidades, os impactos socioambientais e econômicos consequentes dessas mudanças, as projeções para as próximas décadas e as maneiras de amenizar os impactos (adaptação) e reduzir a emissão de gases poluentes (mitigação) no Brasil.

Conheça mais sobre o PBMC

Na Mídia