Como Escolher a Assessoria de Imprensa para a minha Empresa?

Agora que você já sabe o que faz um assessor de imprensa e já conhece alguns dos percalços, habilidades e ferramentas que ele precisa dominar, está na hora da decisão: escolher a assessoria de imprensa para o seu negócio!

Escolher uma assessoria de imprensa é um trabalho crucial para a execução da estratégia de comunicação. Por isso, a dica mais importante que temos para te dar é: pesquise bastante e não tenha vergonha de fazer perguntas!

 

Cada agência de assessoria de imprensa possui uma metodologia e uma forma de atingir seus resultados. Por isso, é importante que se pesquise bem para garantir que os objetivos de ambos estejam alinhados. Algumas perguntas podem te auxiliar nesta descoberta:

– Quais os maiores desafios e as principais oportunidades que temos?

A resposta a essa pergunta mostrará como a assessoria enxerga a sua empresa, além de já delinear algumas formas de trabalho. Não será possível encontrar aqui uma resposta muito específica, mas nesse ponto o que vale é a compreensão do briefing e a criatividade para as sugestões.

– Qual a sua experiência com clientes do nosso ramo?

Nessa pergunta, busca-se que a assessoria de imprensa cite situações passadas, preferencialmente com os resultados obtidos. A partir dela, você conhecerá melhor o perfil da assessoria de imprensa e compreenderá se os resultados que ela pode entregar condizem com suas expectativas.

– Como vocês medem resultados?

É fundamental estabelecer previamente a forma de entregar os resultados. Algumas assessorias prometem de tudo para conquistar o cliente, e, por outro lado, alguns clientes contratam assessoria sem a menor ideia do que ela pode lhe trazer. Esse tipo de pergunta ajuda a mensurar os resultados de forma mais realista. Por isso, estabeleça formatos de relatórios periódicos para que você possa monitorar de perto o trabalho feito.

– Como você trabalha com mídias sociais?

Muitas pessoas vivem no passado. O assessor de imprensa não pode ser uma delas. Ao perguntar sobre as mídias sociais, na verdade você busca entender como a assessoria se atualiza e se adapta às novas ferramentas. Hoje em dia, a assessoria de imprensa é fortemente ligada às mídias sociais, portanto, nem pense em contratar assessorias que não as tenham integradas ao seu ciclo de tarefas.

– Quanto custa?

Existe um pensamento antigo que diz: se você quer algo rápido e barato, não será bom. Se quer algo bom e barato, não será rápido. E, se quer algo bom e rápido, não será barato. É importante ter isso em mente ao fechar com uma assessoria de imprensa – quanto você está disposto a pagar e em quanto tempo você almeja resultados? Esse tipo de negociação deve ser feita abertamente com a assessoria para evitar desentendimentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *