Os Desafios de Assessoria de Imprensa para 2017

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O ano de 2017 começou com ainda mais desafios para o jornalismo, assessoria de imprensa e empresas de todos os segmentos. Isso se dá por diversas razões, mas principalmente porque as trocas de informação por meios digitais estão mais rápidas e intensas do que nunca. Já parou para pensar que não é mais correto chamar as redes sociais – a maioria com mais de dez anos! – de novas mídias? Talvez, até o ano passado, ainda se aceitasse essa lógica. Já em 2017…

As redes sociais são mais do que uma realidade: são o principal espaço de conversa da atualidade. E tem cada vez mais gente falando!

Uma parte substancial da comunicação (incluindo o que se diz sobre empresas e marcas) se dá por meio delas. Por isso, a assessoria de imprensa precisa se adaptar e estar capacitada para incluí-las 100% em suas estratégias de relacionamento com os jornalistas, formadores de opinião e públicos de interesse.

Tratá-las como novidade não só é ultrapassado como um desperdício e um risco. As mídias sociais precisam realmente ser acompanhadas e utilizadas como espaço fundamental da comunicação integrada.

Mas como a assessoria de imprensa pode melhorar a divulgação da minha marca nesse ambiente tão competitivo?

Essa, sim, é a grande questão para 2017!

Pensando nisso, elencamos cinco dicas nas quais você deve focar para potencializar a visibilidade e a autoridade da sua marca, combinando técnicas de assessoria de imprensa com marketing digital.

Conheça estratégias de SEO

Notícia relevante sempre foi o material de trabalho da assessoria de imprensa. O que mudou é que apenas isso não é mais suficiente. Hoje em dia, para ser visto pelo grande público, é preciso conhecer estratégias de SEO (search engine optimization, ou otimização para ferramentas de busca), aquele grupo de técnicas e práticas que fazem um texto aparecer nas primeiras páginas do Google ou no feed das redes sociais. Uma boa notícia se vende sozinha, mas garantir que ela fique à mostra em espaços de grande visibilidade exige um trabalho extenso e bastante técnico.

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Fatores como Link Building, Monitoramento de Tráfego, Tags, Backlinks, PageRank, entre outros, são fundamentais para um site ter visibilidade e destaque em meio às demais notícias.

Utilize ferramentas de design

O visual e a usabilidade são muito importantes na internet. Isso porque, com o imenso número de notícias disputando a atenção do usuário, as informações importantes precisam ser transmitidas da forma mais atrativa possível. Muitas vezes será necessário adaptar o conteúdo textual para outros formatos, como vídeos, infográficos, gifs e streamings, visando tornar a transmissão mais dinâmica e confortável.

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As chamadas urgentes dos grandes veículos de imprensa, como o Estadão e a Folha de S. Paulo, são feitos com poucos elementos mas garantem um espaço fundamental na mente do leitor – a certeza de que aquela notícia é importante.

Preste atenção em novas funcionalidades

Analisar o que as pessoas dizem, fazem e curtem no Facebook e Instagram é relevante, mas a análise dessas plataformas não se resume somente ao que é falado ou curtido. As funcionalidades dessas redes sofrem alterações constantes e muitas vezes não são sequer noticiadas. No ano de 2016, por exemplo, o Facebook estreou algumas funções que rapidamente foram integradas ao cotidiano dos social media de todo o mundo, como:

  • Reactions: As curtidas indicando emoções (emoticons) possibilitam ao usuário reagir de diferentes formas às publicações. Elas podem ser manipuladas para gerar engajamento, fazer pesquisas ao vivo, medir a reação do público, etc.
  • Instant Articles: Rápidos e interativos, os Instant Articles são uma funcionalidade ainda pouco conhecida do Facebook. Instalando o app, fica liberada a função de publicar artigos direto na rede. Desta forma, eles carregam até 10 vezes mais rápido do que sites mobile, além de possuir espaço privilegiado de aparição no feed.
  • Stories: Semelhante ao Snapchat, os Stories do Instagram permitem o compartilhamento de vídeos curtos que ficam disponíveis por apenas 24 horas. A intenção é transmitir situações ou mensagens curtas para os seguidores da rede.
  • Live Streamings: Qualquer pessoa com um celular agora tem o poder de fazer uma transmissão ao vivo. Tanto o Facebook quanto o Instagram possuem a funcionalidade de streaming que, quando utilizada corretamente por personalidades e páginas famosas, a visibilidade e engajamento são garantidos.
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O portal Catraca Livre, por exemplo, se manteve atento às novidades. Com enquetes feitas de forma integrada ao Facebook Live e aos Reactions, garantiram visibilidade e engajamento a partir de temas recorrentes, geraram mídia espontânea e ainda desenvolveram pautas para artigos futuros.

Esteja preparado para uma crise

A possibilidade do surgimento de uma crise institucional cresceu sensivelmente e ultrapassou os limites da gestão de relacionamento com a imprensa. Uma abordagem equivocada ou uma palavra mal colocada nas redes sociais pode gerar reações negativas de um enorme número de usuários e, em alguns casos, inclusive, chegar até os veículos jornalísticos. Nesses casos, as críticas podem gerar tanta visibilidade que se tornam a notícia em si.

A recomendação é sempre a mesma: transparência, respostas ágeis e boa vontade, qualquer que seja a situação. Afinal, agora, além de lidar com jornalistas, a assessoria de imprensa também deve estar preparada para lidar diretamente com um público, muitas vezes hostil, que antigamente não tinha tanta voz quanto agora.

Trabalhe com influenciadores

Um desafio que não é novo, mas que está mais em evidência do que nunca, é a produção de conteúdo institucional para públicos específicos, além da imprensa tradicional. Mais do que pensar em emplacar uma notícia nos grandes veículos, o assessor de imprensa precisa também monitorar e se relacionar com blogueiros, YouTubers, influenciadores e jornalistas independentes. Eles são importantes formadores de opinião e afetam diretamente públicos específicos, por isso exigem a produção de um material personalizado.

Se encontrar dificuldades neste ponto, confira o que nós já dissemos sobre Influenciadores aqui no blog.

Em 2017, a assessoria de imprensa que dominar esses cinco pontos será uma importante parceira estratégica de seus clientes. Com material de qualidade para as diversas mídias e públicos, monitoramento de tendências e um esforço constante de atualização, estará tudo pronto para sair na frente da concorrência.

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