Facebook Ads – Dicas Para Otimizar Seus Resultados

Qual rede social é uma das principais em número de potenciais clientes para qualquer empresa?

Se você pensou no Facebook, acertou!

Para quem está iniciando um negócio, o investimento em marketing digital pelo Facebook se apresenta como uma das principais formas de atingir potenciais clientes.

Não é à toa. A rede social é um dos sites mais visitados da internet, com números de usuários que ultrapassam a casa dos bilhões e um enorme tempo de permanência na página – de acordo com a pesquisa “Futuro Digital em Foco – Brasil 2015”, o brasileiro é o líder em tempo de permanência em redes sociais.

Ciente de todas essas características, a equipe do Facebook criou um método próprio de mídia paga – o Facebook ADs. Apesar de aparentemente simples, por trás do Facebook ADs existe uma série de pormenores que influenciam diretamente na performance do anúncio.

O trabalho do profissional de marketing digital é conhecer todas as variáveis e manejá-las de forma a garantir que o anúncio atinja o maior número possível de potenciais clientes.

Confira algumas informações que podem auxiliar neste desafio:

Elementos para ter sucesso
com Facebook Ads:

  1. Visual: Um anúncio para o Facebook precisa ter um apelo visual forte, saltar aos olhos em meio ao disputado feed de notícias.
  2. Relevância: Um dos processos primordiais para a eficácia do anúncio é a segmentação. Direcione os anúncios para pessoas que realmente possam se interessar por ele!
  3. Valor: O anúncio precisa ser capaz de transmitir, de forma clara e direta, o real valor do produto. Seus diferenciais e vantagens precisam estar explicitados!
  4. Call to Action: O pulo do gato dos anúncios é transmitir a sensação de que, se o cliente não comprar, estará perdendo uma grande oportunidade. Use uma chamada que estimule o desejo, a urgência, a ideia de que acabará rápido.

Otimizando o CTR do Facebook ADs

infográfico facebook adsO Facebook analisa a eficácia dos produtos a partir do CTR (Click Through Rate). Esse número simboliza a Taxa de Cliques no Link e é calculado a partir do número de cliques dividido pelo número de impressões do anúncio.

Confira algumas dicas para otimizar o CTR do seu anúncio:

– Utilize imagens que apelem à sua audiência

Estudos demonstram que imagens de mulheres sorrindo geram melhores resultados. O fundo também é importante. Cores sólidas e fortes, como roxo e amarelo, apresentam as melhores taxas de clique. O azul, por outro lado, apresenta a performance mais baixa.

Além disso, não esqueça de mostrar bem o produto! O CTR aumenta à medida que o produto possui um visual interessante e um enquadramento que valorize suas características.

– Segmente e fale com seu público

Uma das partes mais importantes do processo é a segmentação. Teste diferentes públicos e refira-se diretamente a ele. Apesar de o Facebook possuir algumas ressalvas quanto ao tratamento direto, ainda existe uma infinidade de possibilidades de linguagem.

Enunciados como “Você se sentirá melhor após conhecer este produto” possuem um apelo maior do que “Pessoas sentem-se melhores após conhecer este produto”. Envolva seu público no enunciado!

– Teste e não tenha medo de mudar

Às vezes, pequenas alterações fazem toda a diferença. Por isso, não tenha medo de fazer anúncios semelhantes, mas com pequenas diferenças. Veja quais alcançam os melhores índices de CTR e procure entender seus diferenciais. Este é o melhor caminho para descobrir quais características são mais eficazes e relevantes.

– Tenha expectativas realistas

Apesar de ser difícil mensurar objetivamente os resultados de uma campanha no Facebook Ads, é possível (e necessário) estabelecer metas realistas.

Algumas empresas estabelecem que um bom CTR está entre 1.5% e 2%, enquanto outras admitem diferentes CTR para os diferentes segmentos, podendo considerar até 0.8% um bom CTR dependendo do assunto.

Por isso, uma análise objetiva dos resultados talvez não seja o melhor caminho – procure, ao invés disso, estar constantemente otimizando seus anúncios e aprendendo com os manuais do Facebook.

Achou complicado?

Calma! Isso não é nem metade. A lista de fatores que influenciam na performance de um anúncio é extensa, e somente um profissional especializado consegue alcançar os melhores resultados possíveis. Aqui na Dona, nós possuímos uma equipe especializada em marketing digital que pode ajudar a divulgar sua empresa no Facebook!

Vem conversar com a gente!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *