influenciadores-digitais-agencia-de-marketing-digital-conteúdo

Influenciadores – Quem são? De onde vêm? Como se alimentam?

Capazes de gerar visibilidade e despertar a atenção de multidões, os influenciadores digitais são considerados cada vez mais uma parte fundamental da estratégia de comunicação de marcas e empresas. Se a ideia é divulgar produtos, tendências, ou despertar o desejo, conhecer como funciona o mundo dos influenciadores é pré-requisito básico.

Mas, afinal, quem são eles?

Encontrá-los não é muito difícil. Muita gente os conhece, mas nem sabe que eles têm esse nome esquisito. Geralmente, são pessoas ou personalidades referências em determinados assuntos e segmentos. Por conta do conteúdo que produzem (em geral, muito focado), criam uma legião de seguidores atentos ao que postam nas redes sociais.

Diversos aplicativos auxiliam na descoberta desses usuários. Cruzando informações como seguidores, engajamento, visualizações e quantidades de posts, aplicativos como o TraackrKlout e Twitalyzer indicam quem são os influenciadores mais condizentes com o segmento de público que a marca pretende atingir.

 

Perfis dos influenciadores

Por ser um campo vasto e ainda pouco definido, existem vários perfis diferentes de influenciadores. Segundo a ferramenta Traackr, são pelo menos 10 tipos de influenciadores no mundo digital: a celebridade, a autoridade, o conector, o analista, o ativista, o expert, o insider, o disruptivo, o jornalista e aquele cujo nome é uma espécie de marca. Todos eles possuem uma forma específica de evidenciar um produto ou empresa, e cabe ao contratante analisar o custo e benefício de cada estilo e influenciador e como a parceria pode agregar ao seu mix de comunicação.

Só que, com tantas variáveis e a reputação da marca em jogo, a escolha por influenciadores requer cuidado e atenção especiais. Ainda é muito comum casos de marcas contratantes sem um conhecimento aprofundado sobre o influenciador, gerando campanhas com resultados abaixo do esperado, ou, pior, com repercussão negativa para sua imagem.

Por isso, é de suma importância que se analise se o influenciador possui algumas características básicas, como valores alinhados com os da empresa, uma estética condizente com a marca, um público-alvo semelhante, e, principalmente, se ele está disposto a criar uma relação sólida com a marca.

 

Analisado isso, vamos aos números

Enquanto anteriormente era comum o pagamento dos influenciadores com produtos e brindes, hoje em dia a relação é diferente – eles são vistos como espaços de mídia e, como tais, exigem uma compensação financeira. Por isso, uma vez definidos os potenciais influenciadores da marca, deve-se entrar em contato com eles e negociar os preços de acordo com o retorno que podem trazer. Uma relação franca e honesta é fundamental para o sucesso desse relacionamento.

E você? Gostaria de um influenciador divulgando sua marca? Gostaria de estabelecer esse contato, mas não sabe como? Vem conversar com a gente.

 

inscreva-se-na-dona-comunicacao-newsletter

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *