Media training e assessoria de imprensa

Media Training – Usando a Mídia a Seu Favor

Você acha que dar uma boa entrevista é simples, ou que basta sair respondendo as perguntas que surgirem? Pois saiba que esse é um dos grandes desafios de porta-vozes e assessorias de imprensa. Formar boas fontes, que representem suas marcas e empresas à altura, é praticamente uma arte!

Seja pela pressão, pelas perguntas capciosas, por ter pouco tempo para pensar antes de responder, ou mesmo pelo grande impacto causado pelas declarações, entrevistas, especialmente ao vivo, são um prato cheio para crises potenciais de imagem e reputação.

Um bom entrevistado é aquele que consegue oferecer respostas claras e coerentes, que repercutirão positivamente, sem dar margens para mal entendidos. Tudo isso é um desafio, principalmente quando o entrevistado representa uma empresa – toda a sua imagem pode ser afetada pelo que é dito.

Ficou mais clara a importância de uma preparação prévia para entrevistas?

Essa preparação se chama media training.

 

O que é media training?

media training é uma das ferramentas mais estratégicas dentro de um trabalho de relações públicas. Ele é responsável por preparar personalidades e porta-vozes de empresas para entrevistas e aparições na mídia. Para isso, pode ser estruturado diversos modelos de treinamento que envolvem comunicação oral, formulação de discurso, incluindo mensagens-chave, temas abordados, posturas a serem tomadas etc. Além disso, o media training abrange um profundo conhecimento dos bastidores e de como opera cada veículo da imprensa.

O que se aprende no media training? 

media training beneficios

Dominar a arte de dar entrevistas.


O que pode e o que não pode?

Ao fazer o media training, o porta-voz recebe orientações práticas sobre postura corporal, gestual e não-verbal, além de quais palavras deve ou não utilizar, quais tipos de roupas e acessórios evitar e optar. Tudo isso visa transmitir o máximo de credibilidade e deixar a mensagem que se quer transmitir o mais clara possível.

Key Messages

No momento de construir uma imagem institucional, a key message é a ideia principal que se deseja transmitir. No media training, as key messages são apresentadas de maneira didática junto às formas de introduzi-las nas frases durante a entrevista.

Simular Cenários

O media training permite que a pessoa experimente (em um espaço seguro) diversas modalidades de entrevista. Treina-se para os diferentes meios (rádio, TV, internet, jornal) e para possíveis situações de entrevista, desde as casuais, gravadas ou ao vivo, para um único jornalista, até as coletivas de imprensa, onde a pressão é um aspecto bem importante.

Gestão de Crise

Um dos principais objetivos do media training é ensinar fontes e porta-vozes a agirem em situações de crise. Muitas crises de imagem começam por causa de declarações equivocadas, e, pior ainda, muitas delas ainda pioram por causa de declarações infelizes. O momento de crise é algo altamente delicado e merece uma estratégia de comunicação bastante pensada, a qual será treinada justamente no media training.

Como ocorre o media training?

Geralmente, o treinamento é feito por um assessor de imprensa ou uma agência especializada. Pode ser individual ou em grupo, pode durar horas ou dias, pode acontecer com poucos recursos ou com uma grande estrutura. Assim como as possibilidades são múltiplas, o valor de um media training também pode variar bastante.

A programação, no entanto, costuma ser mais fixa. Normalmente, a primeira etapa concentra-se em definir os objetivos estratégicos do treinamento. É nesta etapa que se define o posicionamento, as key messages, as posturas, entre outros pontos que variam caso a caso.

Definidos os objetivos, o treinador deve analisar o treinado, identificando suas falhas e deficiências e focando em como melhorá-las. É também nesse momento que se estuda a imprensa e o funcionamento dos diversos veículos.

Feito isto, o media training bem feito confere ao porta-voz as ferramentas para identificar os métodos usados pelo repórteres para induzir respostas e driblá-los afim de transmitir somente as mensagens de seu interesse.

Gostei! E agora?

Por conta de tudo isso, o media training se torna uma ótima opção para empresas que precisam melhorar seu relacionamento com a imprensa. Desde a identificação de como e quando estar na mídia, até o treinamento prático para entrevistas, o media training serve para auxiliar as empresas a construírem uma imagem sólida e confiável perante o público.

Ficou interessado? Conheça um pouco mais de como a gente faz media training por aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *