275% É O ROI MÉDIO OBTIDO COM INBOUND MARKETING

Inbound marketing custa 62% menos do que outbound marketing.
Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu site.

INBOUND MARKETING

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma metodologia que se baseia em ganhar o interesse do cliente, em vez de ir atrás dele e “empurrar” produtos ou serviços.

Ela atua para que o cliente, voluntariamente, encontre a empresa por meio de mecanismos de busca, referências em sites, ou redes sociais. E não necessariamente para comprar, mas, sim, para primeiro chegar às respostas de suas dúvidas ou curiosidades e, em um segundo momento, talvez comprar.

Dessa forma, o inbound marketing trabalha para consolidar a marca ou empresa como uma referência em seu setor, atrair pessoas oferecendo informação útil, troca essa informação pelos seus dados e passa a constantemente enviar novas informações, a ponto de educá-las até que se tornem clientes.

A comunicação é integrada aos conceitos de jornada de compra e funil de vendas, acompanhando as etapas pelas quais uma pessoa passa até chegar ao momento da compra.

FUNIL DE VENDAS

  • Visitante

    Acessou o site, mas ainda não compartilhou dados de contato com a empresa.

  • Lead

    Assinou uma newsletter, ou baixou um material gratuito (ebook, por exemplo) e, para isso, deixou algum dado de contato, como nome e e-mail.

  • Oportunidade

    São leads que já passaram pelo processo de educação, tendo recebido vários conteúdos da empresa, e estão mais aquecidos para a compra. Aqui, o vendedor pode fazer contato com mais chance de sucesso.

  • Cliente

    Depois de entender que tem um problema, receber muitas informações sobre a solução da empresa, e enxergar valor nela, finalmente adquiriu o produto ou serviço.

A estratégia de Inbound Marketing segue algumas etapas fundamentais, o que garante que a metodologia seja um processo sistemático, escalável e previsível de aquisição de clientes:

ETAPAS DA ESTRATÉGIA

  • Atração

    Traz visitantes para o site por meio do conteúdo criado, seja por busca orgânica, busca paga ou redes sociais.

  • Conversão

    Coleta contatos de pessoas interessadas no seu conteúdo, para iniciar um relacionamento com elas. Em geral, essa conversão de visitantes em leads é feita por meio da oferta de um conteúdo gratuito disponível em uma landing page um com formulário de contato.

  • Relacionamento

    É parte essencial do processo para conduzir e aquecer os leads até o momento da compra. São utilizadas mídias sociais, e-mail marketing, newsletters, para educar o futuro cliente.

  • Venda

    Depois de se relacionar e nutrir os leads com informações, o processo de venda se torna mais fácil e gera mais resultados. Além disso, é possível qualificar os leads para oferecer seu produto ou serviço apenas às pessoas certas.

  • Análise

    Para manter o processo funcionando e sempre sendo otimizado, é fundamental examinar cada etapa regularmente, identificando onde são necessários ajustes.

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  • Landing Pages e Geração de Leads

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