O que significa isso? – Dicionário da Dona

dicionário o que significa significado assessoria de imprensa SEO social media inbound

No mundo da comunicação, frequentemente surgem termos novos que são rapidamente absorvidos pelo vocabulário dos comunicadores. Muitas vezes em inglês ou com siglas, os termos são adotados com naturalidade e quem não se atualiza acaba ficando perdido. Ou melhor, ficava! Agora, se você se deparar com algum termo de comunicação e não souber o que significa, venha conferir no Dicionário da Dona!

O que significa isso?

A

AdSense

Programa de compra de mídias do Google. Por ele, donos de sites inserem propagandas em seus domínios.

AdWords

Adwords é uma modalidade de compra de mídia do Google. Neste formato, o anunciante pagará o custo por clique (CPC), que varia de acordo com a concorrência da palavra-chave escolhida. As propagandas aparecerão mediante a busca dessas palavras-chave.

Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas criadas pelo Google para auxiliar gestores de sites e blogs a entender o seu público alvo. Por ele, analisa-se informações como fontes de tráfego, volume, caminhos, tempo de permanência na página, tags influentes, etc.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa é um conceito da comunicação, servindo como uma ferramenta responsável por intermediar as relações entre os clientes atendidos e os meios de comunicação. Com ela, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade.

Autoridade

Em SEO, autoridade é sinônimo de relevância de um domínio em comparação com outros. Quanto maior a autoridade do domínio, mais facilidade ele terá na hora de ranquear páginas, o que gera melhores resultados em buscas orgânicas.

B

Backlink

Backlinks são ligações entre sites na web. O backlink é uma importante ferramenta para SEO, pois ser linkado por domínios com grande autoridade aumenta a autoridade do seu domínio.

Briefing

Briefing significa “instruções”. Trata-se de um conjunto de informações levantadas sobre determinado cliente ou assunto que será compartilhado com os profissionais que trabalharão a partir dele. Recheado de informações sobre o cliente, o Briefing é fundamental para um reconhecimento rápido do serviço a ser prestado. Nele deve constar informações como histórico do cliente, objetivos, metas, orçamentos, prazos, público alvo, materiais necessários, observações, entre outras informações.

Budget

Budget é um termo da língua inglesa que significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico de uma empresa ou projeto, no qual são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.

C

Call to action

Call to action significa, em português, “chamar para ação”. É exatamente essa a função do CTA – induzir o visitante de uma página a tomar determinada atitude. Pode ser convidá-lo a conhecer outra página, inscrever-se em um lead, ou até mesmo a comprar um produto.

D

Digital PR

“Digital Public Relations” é um termo que se refere às atividades de assessoria de imprensa associadas a relações públicas e marketing de conteúdo. No Brasil, os limites de cada atividade não são definidos, portanto o profissional de Digital PR precisa estar atento a todas as formas de trabalhar a imagem e reputação de uma empresa, desde o aparecimento na imprensa até na produção e disseminação de conteúdo.

DNS

DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios). Cada endereço web é identificado a partir de um número de IP (Internet Protocol). O DNS é o sistema que traduz este número para um domínio.

Domínio

Domínio é o nome dado ao endereço de um site.

I

Inbound Marketing

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma forma de publicidade digital na qual uma empresa ou marca se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, SEO e outras formas de conteúdo.

Influenciadores

Influenciadores são personalidades que possuem uma rede vasta de seguidores e consumidores de conteúdo. Muitas vezes com um público segmentado e fiel, os influenciadores são vistos como uma forma de fazer publicidade direta para públicos específicos.

Confira o que nós já dissemos sobre Influenciadores.

K

Key Message

Key Message significa “mensagem chave” e diz respeito às principais ideias que uma empresa deseja transmitir ao público. Para a atividade de assessoria de imprensa, esta ferramenta é crucial pois as pautas e argumentos devem ser formulados em torno dela.

L

Link

Link é uma palavra em inglês que significa “elo”. A função do link é criar um vínculo entre um determinado texto com uma página web.

Link Building

O Link Building é a principal estratégia do SEO, que tem como objetivo conseguir autoridade para o domínio a partir de backlinks. O foco do link building é conseguir que sites respeitados (leia-se com alta autoridade) utilize links direcionados ao seu domínio.

M

Market Share

Market Share (traduzido como “fatia de mercado”) é o termo que designa a parte do mercado dominada por uma empresa em determinado ramo. Este valor pode ser obtido a partir da divisão do valor total em vendas da empresa pelo valor total em vendas do segmento.

Meta Description

A meta description é uma breve descrição do conteúdo de determinada página. Ela serve para reforçar fatores de SEO, além de fornecer um resumo do conteúdo da página para quem pesquisa no Google.

N

Newsletter

Newsletters ou Boletins Informativos são um tipo de distribuição de informação por email. Geralmente focadas em um único assunto, são enviadas para públicos que demonstraram interesse por aquele conteúdo se cadastrando para recebê-las.

P

Press Release

Um press release, ou “comunicado de imprensa”, é uma ferramenta usada na atividade de assessoria de imprensa. O release consiste em um texto que tem como função promover alguma característica ou acontecimento de determinado cliente ou produto. Para ser publicado, o release precisa cumprir com normas de conteúdo e formato.

S

SEO

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites. SEO é um conjunto de estratégias e técnicas que tem por objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas e mecanismos de buscas como o Google e Yahoo.

Social Media

O Social Media é o profissional que se utilizará de ferramentas de comunicação online, principalmente as redes sociais, para divulgar informações e campanhas para o grande público.