facebook-fake-news

Sumiu o Botão de Compartilhamento! – Guerra às Fake News

Notou que sumiu o botão de compartilhamento de algumas publicações no Facebook?

Muita gente está sugerindo a existência de uma ligação entre esse sumiço e as greves gerais ocorrendo no país. Na realidade, o sumiço faz parte de um projeto muito maior da rede social.

Em relatório divulgado nesta quinta-feira (27), o Facebook apresentou os avanços dos seus esforços para diminuir a propagação das “fake news”.

O que são Fake News?

O termo “fake news” é definido pelo relatório como todos os artigos que apresentam opiniões, paródias, rumores, memes, abusos ou falsidades ideológicas sobre figuras públicas.

Para combatê-las, criaram o sistema que dá o nome ao relatório – Information Operations, uma combinação de métodos para entender e prevenir a manipulação da opinião pública.

As Information Operations dividem as Fake News em 3 aspectos:

  1. False News: Artigos que tentam parecer factuais, mas contém informações falsas propositalmente, com o objetivo de gerar reações emocionais, visibilidade ou discordância.
  2. False Amplifiers: Atividade de contas fake com a intenção de manipular discussões políticas.
  3. Desinformação: Informação manipulada ou inexata espalhada intencionalmente.

Esse sistema foi elaborado a partir de um estudo de caso da eleição de Donald Trump em 2016. Admitindo não ter feito muito para conter as fake news à época, o Facebook demonstra preocupação com esse processo e já implementa medidas de contenção.

fake news at facebook

Mudanças em Prática

Em janeiro, a rede criou um sistema que permite a usuários denunciarem notícias falsas. Paralelo a isso, intensificou os esforços visando banir contas fake ou páginas especializadas em difundir esse conteúdo. Também houve a implementação do “Related Facts”, uma lista de artigos de temas relacionados ao que for encontrado, o que evita a descontextualização de fatos.

Mais recentemente, o botão de “compartilhar” passou a ficar restrito a conteúdos isentos ou comprovadamente verídicos. Para fazer esta avaliação, está sendo desenvolvida uma inteligência artificial própria da rede a partir de informações de cada usuário, tags, redes de contatos e outros aspectos.

Por isso que aquele portal super bombado de notícias ainda tem o botão de compartilhar, mas aquele amigo que compartilha opiniões pessoais pode não ter. O Facebook, mais do que nunca, demonstra estar de olho em tudo que postamos.

Assustador, né?

Fonte: Facebook 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *