Assessoria

O poder do uso estratégico de uma Assessoria de Imprensa

Lucas Aguiar

A assessoria de imprensa é muito conhecida pelo seu poder de gerenciamento de crise, mas essa ferramenta de comunicação conta com um leque de utilidades

A assessoria de imprensa desempenha um papel estratégico na divulgação de informações ao atuar como intermediária entre uma organização e os formadores de opinião, entre eles os veículos de imprensa.

Além da divulgação de informações, o assessor tem a responsabilidade de construir, fortalecer e manter a reputação da marca que representa, por meio de uma comunicação transparente e estratégica, visando a uma melhor compreensão sobre os valores, projetos, produtos e serviços da instituição.

O processo de trabalho de uma assessoria de imprensa começa com um estudo aprofundado sobre a marca, seu mercado e seu modelo de negócio, além de informações sobre concorrência, públicos-alvo, histórico de comunicação, entre outros dados imprescindíveis para a elaboração de um plano de ação eficiente.

Em seguida, é construído o planejamento, que traça metas, stakeholders prioritários, ações e pautas de relacionamento, além de formas de avaliações de desempenho. É necessário adaptar cada plano às características específicas de cada organização por meio de análises complexas de cada cliente.

Os serviços oferecidos pela assessoria de imprensa incluem atividades como produção de releases, notas e artigos; divulgação proativa de conteúdos, cobertura de eventos; media training e orientações para lidar com os jornalistas; atendimento à imprensa; monitoramento da marca; produção de relatórios analíticos, entre outras ações.


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História da Assessoria de Imprensa

No Brasil, a primeira agência de assessoria de imprensa foi aberta em 1970, a Unipress. A grande migração de jornalistas que trabalhavam em redações para agências, na década de 1980, contribuiu para o crescimento da área no país. Mas a função foi criada décadas antes nos Estados Unidos pelo jornalista Ivy Lee.

Em 1906, o americano identificou a necessidade de comunicação em momento de crises em empresas e envolvendo personalidades. Com seu conhecimento jornalístico, Ivy Lee passou a atender a imprensa para todos os esclarecimentos necessários sobre os casos e denúncias que envolviam seus clientes.


Glossário do assessor de imprensa


Vantagens de contratar uma assessoria de imprensa

As principais vantagens que uma assessoria de imprensa traz são a reputação qualificada; a conexão da organização com o público; autoridade no mercado; o fortalecimento de marca; gerenciamento eficiente de crises; e a visibilidade nos principais veículos de mídia.

Na Dona Comunicação, cada cliente recebe atendimento personalizado. Somos uma agência com uma equipe especializada na gestão de mídias sociais, assessoria de imprensa, media training e com vasta experiência em gestão de crise. Focamos sempre no melhor resultado.

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