Estratégia • Mídias sociais

Para fazer uma postagem, é preciso muito mais do que apertar o enter

Lucas Aguiar

Empresas precisam contar com especialista em mídias sociais para alcançar público-alvo com eficácia

As redes sociais viraram uma vitrine e muita gente não posta uma foto despretensiosa nem mesmo nos seus perfis pessoais. Às vezes, todo esse cuidado é exagerado – afinal, a espontaneidade e a beleza do dia a dia real também têm seu valor.

Mas, quando se trata de empresas ou de perfis profissionais, que precisam compartilhar suas visões, divulgar realizações ou até mesmo oferecer serviços, a história é bem diferente.

O mundo digital abre portas para novos negócios, é um meio eficaz de networking e vendas, e é preciso passar mensagens claras, assertivas. Por isso, ninguém deve postar nada por impulso. É preciso um planejamento estratégico de cada passo dado nas redes.

Pesquisa e planejamento estratégico

Entender todo esse processo nem sempre é fácil, e para não se perder no caminho, é fundamental contar com o auxílio de um profissional de comunicação especializado em mídias sociais. Ele pode ajudar grandes empresas, pequenos negócios e profissionais liberais a alcançar seus objetivos e trabalha para que o engajamento almejado por seus clientes se concretize.

Normalmente, o especialista realiza, em primeiro lugar, uma pesquisa aprofundada sobre seu cliente, não apenas para entender seu tom de voz, sua forma de se comunicar, mas também para compreender de que forma ele poderá ganhar mais relevância nas mídias sociais.

O perfil da concorrência também costuma, em grande parte das vezes, ser analisado. O intuito é identificar de que maneiras o cliente pode se destacar no seu nicho. Depois disso, o profissional de comunicação elabora um planejamento personalizado.

Além de propor temas, desenvolver e organizar as postagens, o especialista em mídias fica responsável por redigir mensagens que conectem seu cliente com o público-alvo. Ele seleciona a melhor forma de ilustrar os conteúdos aprovados, seja com fotos, artes ou vídeos, e constrói o briefing completo para o design construir visualmente o conteúdo, alinhado a identidade visual da marca.


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Uma estratégia para cada rede social

A curadoria de conteúdo envolve ainda a escolha das redes sociais mais adequadas para a publicação. Nem sempre o que funciona no Instagram é apropriado para o LinkedIn, por exemplo. E, até mesmo dentro de uma mesma rede há especificidades.

No Instagram, por exemplo, a abordagem em cada ferramenta que a rede social oferece é diferente: existem conteúdos que resultam melhor no Reels, nos Stories e no Feed. São detalhes como este que não escapam do profissional especializado em mídias sociais. Seu planejamento estratégico inclui até mesmo o horário mais indicado para as postagens do cliente, de acordo com o momento em que são feitas mais visualizações.

Após a publicação, o especialista irá acompanhar as métricas para avaliar o alcance e a recepção da postagem. O número de curtidas e comentários são apenas dados básicos nesta análise, pois devem ser considerados diversos fatores específicos da marca, como público-alvo, para mensurar o desempenho. Cada aplicativo oferece suas próprias ferramentas de análise de dados, mas é fundamental contar com um profissional especializado para interpretá-los.

Vantagens do gerenciamento externo

Quando contratam um especialista para a produção e gerenciamento de conteúdo nas redes sociais, empresas e profissionais garantem que suas postagens vão atingir a melhor performance possível.

Gerenciar as redes sociais, quando não se tem experiência no assunto, consome tempo, sem nenhuma garantia de sucesso. Com a profissionalização, empresas e executivos podem se concentrar em outros aspectos de seus negócios.

Na Dona Comunicação, cada cliente recebe atendimento personalizado. Somos uma agência com uma equipe especializada na gestão de mídias sociais, assessoria de imprensa, media training e com vasta experiência em gestão de crise. Focamos sempre no melhor resultado.

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