RP • Mídias sociais

Domine as manchetes: a importância do Media Training para o sucesso na comunicação

Lucas Aguiar

Profissionais de comunicação identificam pontos fracos de clientes e os ajudam a se posicionar diante da mídia com discurso claro e eficaz

Nem todo mundo gosta ou tem facilidade para falar em público, mas, muitas vezes, um profissional é procurado para dar entrevistas ou participar de coletivas de imprensa. Sem um preparo adequado, até mesmo quem tem facilidade para se comunicar pode se ver em apuros.

Isso acontece porque falar com a mídia é bem diferente do que conversar com amigos, colegas de trabalho ou parceiros de negócios. O que é dito tem repercussão em toda a sociedade e qualquer deslize pode colocar em risco a credibilidade não só de quem falou, mas também a da empresa que a pessoa representa.

Por isso, para evitar riscos, cada vez mais profissionais recorrem ao Media Training, que nada mais é do que um ensaio, um treino de como se comportar diante de um jornalista.

Funcionamento do Media Training

O Media Training apresenta ao cliente informações sobre o processo de produção de notícias, a rotina de um repórter, como construir uma relação saudável com os jornalistas, o papel da assessoria de imprensa na intermediação entre o cliente e a mídia, entre outros tópicos fundamentais para que o cliente entenda e atenda de maneira estratégica às demandas da imprensa.

Além disso, durante o Media Training, um ou mais jornalistas irão sabatinar o cliente, fazendo perguntas que poderiam ser levantadas durante uma entrevista real. Não ficam de fora nem mesmo os temas mais espinhosos, já que, na maioria das vezes, são eles que despertam mais interesse da mídia e podem levar a desgastes na imagem pessoal ou de uma empresa.

Nessa etapa, a intenção é analisar o comportamento do profissional, verificando se ele mantém a calma em momentos de tensão, se expõe suas ideias com objetividade, se consegue passar as informações necessárias de forma clara e orgânica. Até mesmo a linguagem corporal é avaliada.

Depois dessa fase, é feito um diagnóstico personalizado e fornecida orientação estratégica sobre os pontos que precisam ser valorizados e  aqueles que devem ser melhorados para que a comunicação seja realizada da melhor forma possível.

Benefícios do Media Training

Um profissional confiante, que sabe o que diz, passa mais credibilidade em todas as situações. Durante entrevistas, é capaz de se sobressair diante de concorrentes, construir uma reputação de especialista, tornando-se referência para a imprensa, que passa a solicitá-lo sempre que necessário.

O treinamento beneficia diferentes clientes, não apenas executivos, como muitos pensam. Pense em advogados, médicos, psicólogos, professores, candidatos a cargos políticos. Todos, com certeza, precisam passar pelo Media Training para passar com eficácia suas mensagens e valores.

Além disso, em uma época em que o mundo digital tem cada vez mais relevância e abrangência, é sabido que qualquer erro ganha repercussão em poucos minutos. Por isso, é imprescindível saber se comportar online. O Media Training também pode ajudar na comunicação virtual de empresas ou pessoas que necessitam de projeção em diferentes áreas.

Por que contratar uma agência para fazer Media Training?

A resposta é muito simples: é um investimento com retorno garantido. O aprendizado adquirido durante o treinamento será levado para o resto da vida e poderá ser empregado em diversas ocasiões, não apenas durante contatos com jornalistas. A facilidade de se expressar e se posicionar é útil até mesmo durante uma entrevista de emprego.

Na Dona Comunicação, cada cliente recebe atendimento personalizado. Somos uma agência com uma equipe especializada na gestão de mídias sociais, assessoria de imprensa, media training e com vasta experiência em gestão de crise. Focamos sempre no melhor resultado.

Vem conversar com a gente!


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