Estratégia • Mídias sociais

Construir relevância no LinkedIn é possível com a ajuda de um time especializado em comunicação

Lucas Aguiar

Postagens na rede precisam agregar valor a profissionais para que eles se tornem referência em sua área de atuação

Antigamente, muita gente recorria aos classificados de jornais para oferecer e procurar emprego. Essa forma de se conectar, no entanto, ficou no passado, e hoje, todos os profissionais em busca de recolocação ou que apenas desejam demonstrar sua relevância no mercado encontram no LinkedIn uma oportunidade para serem vistos, ouvidos e, mais do que isso, para criar novas conexões.

A plataforma é vibrante e, por isso, não basta fazer um perfil e deixá-lo esquecido, esperando um recrutador aparecer ou que novos contatos surjam por milagre. A presença ativa na rede é fundamental, e construir um conteúdo relevante, mais ainda.

Mas, na hora de escrever um post, fazer um convite, compartilhar um vídeo ou comentar um assunto do momento, muitos usuários da plataforma, sejam eles executivos experientes ou candidatos a estágio, encontram dificuldades.

Isso acontece porque não é mesmo fácil criar conteúdo interessante para o público que visita ou acompanha um perfil no LinkedIn. Na hora de compartilhar conhecimento, muita gente adota um tom por demais professoral, que afasta outros usuários. Outros optam por um discurso excessivamente informal para uma rede que pode, afinal de contas, abrir portas para novas oportunidades.

Há ainda os casos dos profissionais que só reclamam, como se o LinkedIn fosse o divã de analista, e o time dos que alardeiam que tudo vai dar certo, basta acreditar em si mesmo. Nada disso dá certo. É preciso encontrar um equilíbrio e, para isso, nada mais eficaz do que contratar um profissional de comunicação para gerenciar o conteúdo exibido na plataforma.

Múltiplos papéis do profissional gestor de LinkedIn

O especialista em comunicação irá, em primeiro lugar, fazer uma imersão no perfil do cliente para saber se ele está explorando todas as potencialidades do LinkedIn. Analisará se a apresentação está adequada, se todas as habilidades de seu cliente estão elencadas, se há recomendações de ex-colegas de trabalho ou brechas no currículo postado.

Após essa etapa, o profissional contratado irá sugerir as mudanças necessárias, como a inclusão de recomendações, indicando até mesmo quais farão mais sentido. Fará também uma análise do comportamento do cliente na rede, mostrando quais postagens tiveram boa performance, explicando por que outras tiveram baixo engajamento.

O passo seguinte será ter uma longa entrevista com o cliente. Nela, serão perguntados os temas que ele gostaria de abordar: uma fusão iminente, o papel crucial dos colaboradores para o sucesso da empresa, os aprendizados no último ano, o papel da família na carreira, ou o que mais ele julgar relevante. Esses assuntos serão levados em consideração na hora de planejamento dos posts.

Após a entrevista, também será identificado o tom de voz do cliente. A ideia é para absorver um pouco da forma como ele se comunica para poder atuar como ghost writer sem deixar pistas.

Finalizadas estas etapas, o profissional irá elaborar um calendário de postagens, explorando temas estratégicos para o cliente, mapeando, por exemplo, se ele pode contribuir de forma relevante para assuntos de destaque na mídia que sejam de seu nicho, ou levando para a rede resultados da empresa que se destacam. A gestão do perfil por profissionais preparados para essa função aumenta significativamente as chances de um profissional se tornar uma referência.

Na Dona Comunicação, cada cliente recebe atendimento personalizado. Somos uma agência com uma equipe especializada na gestão de mídias sociais, assessoria de imprensa, media training e com vasta experiência em gestão de crise. Focamos sempre no melhor resultado.

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